sábado, 5 de março de 2011

Desfile de Carnaval

No Sábado, 5 de Março de 2011 pelas 15:00 horas,  o grupo de catequese do 9ª ano, teve uma actividade diferente. Na alegria deste desafio de viver,  vivemos a época carnavalesca, participando no desfile de Carnaval da ObraSocial de S.Martinho integrado no movimento JuviGândara.
Disfarçados de profissões catequistas e catequizandos, juntos num evento de dramatização de personagens numa tarde diferente.
A vida é feita de muitos momentos é necessário vive-los em cada época própria. Depois às 18:45 voltamo-nos a encontrar junto à capela de S.Lázaro para participar na Eucaristia.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Catequese nº7: A Ousadia de Amar a Deus (Festa da Vida) continuação

3º Encontro (Festa da Vida): Sábado, 12 de Fevereiro de 2011 em S. Lázaro (catequistas A.Augusto, Ana, Catarina, Filipe e Hugo).
Acolhimento: Preparação dos espaços na Capela de S.Lázaro, ensaio dos canticos com o catequista Hugo na capela de S.Lázaro das 17:30 às 18:30. Distribuição de tarefas na Eucaristia segundo o documento do Padre Zé missionário da Boa Nova. 
Celebração da Fé: Este foi sem duvida o momento tão esperado na vida de todos nós, a celebração da "Festa da Vida" integrada na Eucaristia. Todos estávamos envolvidos, nesta participação como cantores, músicos e leitores, etc.
A capela era pequena para tanta gente mesmo assim acolheu todos aqueles que  calorosamente desde de familiares dos catequizandos e até restante comunidade que poderam testemunhar este momento único.
A Eucaristia Celebrada pelo padre Zé e animada pelo grupo do 9º Ano, teve todos os momentos de uma grande vivência na fé para todos nós.  No abraço da Paz, todos se dirigiram para roda do altar,  a partir dai  foi também entregue a cruz pequenina, mas pesada, como referia este missionário, a cada catequizando, que com toda alegria a recebia.
Depois no fim foi tempo para um jantar de conviveo entre catequizandos e familiares na escola da Casal Dias, fomos cerca de 76 pessoas.
Palavras para quê as imagens falam por si...

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Catequese nº7: A Ousadia de Amar a Deus (Festa da Vida) continuação

2º Encontro (confissões): Sábado, 5 de Fevereiro de 2011 em S. Lázaro (catequistas A.Augusto, Ana, Catarina e Filipe).
Acolhimento:  Encontro no salão paroquial de S.Martinho da Gândara às 8:45 e no seminário da Boa Nova em Cucujães às 9:00 horas.
Palavra/Interiorização/Conversão: Foi assim que logo de manhãzinha que todos nos encontramos para preparar o nosso interior, ao encontro da tão desejada Festa da Vida. Claro que só poderá haver festa se realmente nos sentirmos em paz e bem connosco próprios nesta ousadia de Amar a Deus.
Foram entregues os "Pontos importantes da confissão" para nos ajudar neste "exame de consciência".
"A Penitência é a volta. Quase todo dia a gente cai e se levanta. Pequenas quedas e grandes tombos. Ninguém quer ficar no chão. A gente pisa em falso porque não enxerga bem os passos e o caminho de Jesus. Erramos de caminho. Atrapalhamos a caminhada uns dos outros. Deus sempre dá a mão para a gente se deixar reconduzir. No sacramento da Penitência celebramos a coragem de pegar de novo na mão de Deus e voltar a andar no caminho dele, que é o caminho da irmandade."
Entretanto enquanto uns se confessavam outros iam cantando, até chegar a suas vez e até houve oportunidade para fazermos uns jogos.
Depois foi tempo de regressarmos conscientes de tínhamos comprido mais este objectivo.
Ensaio: Por volta das 17:30 voltamos a encontrarmo-nos para continuar a praticar os cânticos para a festa da vida com ajuda do catequista Hugo.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Catequese nº7: A Ousadia de Amar a Deus (Festa da Vida)

Objectivos:
  • Descobrir o significado dos três mandamentos relativos ao amor de Deus;
  • Compreender que este amor se celebra na liturgia dominical e se vive no dia-a-dia;
  • Comprometer-se na vivência da celebração dominical;
Preparação da FESTA DA VIDA (ensaios)
1º Encontro: Sábado, 29 de Janeiro de 2011 em S. Lázaro (catequistas A.Augusto, Ana, Catarina e Filipe).
Acolhimento: Breve explicação Ensaio para a preparação da festa da vida.
Experiência Humana (Vivemos): E assim às 17:30 demos os nossos primeiro passos como grupo coral no ensaio para celebração da festa da vida, sob orientação do catequista Hugo, acompanhado pelas violas da Ana, Francisca, João e Joana.
Ao som das violas, ensaiamos musicas cuja a melodia harmoniosa eram deliciava o nosso Espírito de pré preparação para uma festa que todos queríamos realizar.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Catequese nº6: Um Projecto de Vida: As 10 Palavras (2º Encontro)

Uma Proposta Radical
2º Encontro: Sábado, 22 de Janeiro de 2011 em S. Lázaro (catequistas Ana, A.Augusto, Catarina e Filipe)
Acolhimento: Ao som das violas do Zé, João e Ana cantamos o cântico "És a minha vida"
ficou agenda a "festa da vida" para o dia 12 de Fevereiro de 2011, as confissões para 5 de Fevereiro de 2011 de manhã, e os ensaios com o Hugo, no dia 5 e 12 de Fevereiro,   ficaram designados nomeados 4 leitores e acólitos para a Eucaristia deste Dia.


Alargamento/Aprofundamento: Foi relembrado o que fizemos na passada semana, depois foram relembrados os 10 mandamentos com a ajuda de PowerPoint ... escutamos de seguida "Escolhas" de Sara Tavares, fizemos uma breve ressonância da letra da musica...
Palavra: Todos de pé escutamos a leitura proclamada pela Ana da Biblia Mt5, 3-10.
Interiorização: A leitura trata-se das Bem-Aventuranças que são uma proposta de Felicidade que Jesus nos apresenta. Queremos comprometer-nos com esta proposta?
Conversão: Foram mencionadas palavras deixadas pelo Prémio Nobel da Paz Martin Luther King.
Compromisso: Estar atentos ao que nos rodeia ao longo desta semana e tentarmos ver momentos em que Deus sintamos que Ele esteja presente.
A próxima Catequese dia 29 de Janeiro de 2011 em S.Lázaro às 17:30.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Catequese nº6: Um Projecto de Vida: As 10 Palavras

Objectivos:
  • Descobrir as Bem-Aventuranças como programa de vida;
  • Compreender o sentido profundo dos mandamentos;
  • Acolher a perseguição como bem-aventurança;
  • Testemunhar a alegria de ter optado por Deus;

1º Encontro: Sábado, 9 de Janeiro de 2011 em S. Lázaro (catequistas A.Augusto, Ana, e Filipe).

Acolhimento: Ao som das violas do Zé, João, Joana cantamos o Salmo: "Felizes os que amam o Senhor", falamos dos aspectos referenciados na catequese anterior. Falamos sobre o nosso compromisso agendado para o natal.

Experiência Humana (Vivemos): Os grupos estiveram a partilhar as entrevistas realizadas às pessoas antes do Natal.
Depois a cada um de nós foi entregue a "mala da felicidade" e explicado para imaginarem que se tivesse acontecido uma tragédia, e tivéssemos  de partir o que é que cada um levaria nessa mala que o torna-se mais feliz..estas coisas poderiam ser objectos materiais ou não...
Depois houve um plenário em que cada um partilhou as suas repostas, descobrimos que a grande maioria em comum incluiria a família.
Depois partimos para a Eucaristia onde leu o Zé e a Beatriz, o Fábio transportou a Bandeja.
O próximo encontro Sábado, dia 22 de Janeiro em S.Lázaro às 17:30.


domingo, 2 de janeiro de 2011

Catequese extra 1: Reflexão sobre a catequese de 2010

Objectivos:
  • Analisar o ano de catequese 2010
  • Definir novos projectos para o ano 2011

1º Encontro: Domingo, 02 de Janeiro de 2011 no São Paroquial (catequistas A.Augusto, Ana e Filipe).

Nesta catequese embora marcássemos  7 presenças, estivemos a falar sobre os aspectos positivos e negativos que ocorreram durante o ano 2010, foram apontados como mais negativos: o barulho e como positivos a participação activa na Eucaristia de S. Lázaro e a própria catequese.
Foram também projectadas novas actividades entre as quais a festa da vida com jantar no fim, um jogo de futebol, acampar e um passeio de exploração em catequese a realizar  de comboio.