sábado, 19 de novembro de 2011
sábado, 8 de outubro de 2011
sábado, 4 de junho de 2011
Catequese nº 13: Viver na Justiça e na esperança (Continuação)
Objectivos:
1º Encontro: Sábado, 04 de Junho de 2011 em S. Lázaro às 17:30 (Ana, Anabela, Filipe Silva, A.Augusto)
Acolhimento:
Experiência Humana (Vivemos): Continuação do filme "Cartas para Deus" preparado pela catequista Ana. Esta ultima parte do filme emocionou toda a gente devido ao desfecho da história deste filme e teve intervenção de um testemunho do catequista Filipe.
1º Encontro: Sábado, 04 de Junho de 2011 em S. Lázaro às 17:30 (Ana, Anabela, Filipe Silva, A.Augusto)
Acolhimento:
Experiência Humana (Vivemos): Continuação do filme "Cartas para Deus" preparado pela catequista Ana. Esta ultima parte do filme emocionou toda a gente devido ao desfecho da história deste filme e teve intervenção de um testemunho do catequista Filipe.
sábado, 28 de maio de 2011
Catequese nº 13: Viver na justiça e na esperança (Escolher a esperança)
Objectivos:
1º Encontro: Sábado, 28 de Maio de 2011 em S. Lázaro às 17:30 (Ana, Anabela, Filipe Silva)
Acolhimento:
Experiência Humana (Vivemos): Nada melhor que este filme para falarmos em vivermos a Esperança "Cartas para Deus".
1º Encontro: Sábado, 28 de Maio de 2011 em S. Lázaro às 17:30 (Ana, Anabela, Filipe Silva)
Acolhimento:
Experiência Humana (Vivemos): Nada melhor que este filme para falarmos em vivermos a Esperança "Cartas para Deus".
domingo, 1 de maio de 2011
Catequese Extra 2: Passeio Cultural | Dia da Mãe
Objectivos:
1º Encontro: Sábado, 30 de Abril de 2011 no CDC das 9:15 e em S. Lázaro ás 19:00 (catequistas A.Augusto, Catarina)
Acolhimento: Encontramo-nos no campo do CDC pelas 21:15 recebemos da organização Juvigandara/CDC uma garrafa de água e um chocolate.
Experiência Humana (Vivemos): Assim juntos em grupo fomos descobrir os encantos naturais e culturais de S.Martinho começando por uma viagem com partida do centro desportivo percorrendo as margens do rio negro via nascente, com passagem pelo Moinho do Timoteo, pela Quinta do Troncal (Dona Salamboa), Alto dos Mouros, Quinta do Formal, Capela Santo André, Moinho da irmã da Micas)...
Foi um passeio de 9 km que nos despertou para muitos pormenores que podemos encontrar na nossa terra..sem duvida cansativo mas ao mesmo tempos compensador pelos encantos da primavera
Celebração da Fé/Palavra: Encontramo-nos novamente pelas 19:00 horas na capela de S.Lázaro para na Eucaristia, celebramos com as nossas mães e ou pais o Dia da Mãe.
Esta Eucaristia presidida pelo padre Zé teve uma dedicação especial ao dia de mãe, nas quais o João recitou a homilia dedicada à mães e na Acção de graças a Joana recitou um texto também ele dedicado à mãe. Não faltou os momentos emocionantes da entrega de uma rosa às mães e ou pais na sua ausência o pai nosso de mãos dadas cantado, foram momentos únicos para quem directamente testemunhou de uma celebração recheada de amor materno.
Agradecemos ao Padre Zé pela orientação desta maternal Eucaristia vivida na capela de S.Lázaro.
- Descobrir os encantos naturais e culturais de S.Martinho da Gândara
- Celebrar o dia da mãe
1º Encontro: Sábado, 30 de Abril de 2011 no CDC das 9:15 e em S. Lázaro ás 19:00 (catequistas A.Augusto, Catarina)
Acolhimento: Encontramo-nos no campo do CDC pelas 21:15 recebemos da organização Juvigandara/CDC uma garrafa de água e um chocolate.
Experiência Humana (Vivemos): Assim juntos em grupo fomos descobrir os encantos naturais e culturais de S.Martinho começando por uma viagem com partida do centro desportivo percorrendo as margens do rio negro via nascente, com passagem pelo Moinho do Timoteo, pela Quinta do Troncal (Dona Salamboa), Alto dos Mouros, Quinta do Formal, Capela Santo André, Moinho da irmã da Micas)...
Foi um passeio de 9 km que nos despertou para muitos pormenores que podemos encontrar na nossa terra..sem duvida cansativo mas ao mesmo tempos compensador pelos encantos da primavera
Celebração da Fé/Palavra: Encontramo-nos novamente pelas 19:00 horas na capela de S.Lázaro para na Eucaristia, celebramos com as nossas mães e ou pais o Dia da Mãe.
Esta Eucaristia presidida pelo padre Zé teve uma dedicação especial ao dia de mãe, nas quais o João recitou a homilia dedicada à mães e na Acção de graças a Joana recitou um texto também ele dedicado à mãe. Não faltou os momentos emocionantes da entrega de uma rosa às mães e ou pais na sua ausência o pai nosso de mãos dadas cantado, foram momentos únicos para quem directamente testemunhou de uma celebração recheada de amor materno.
Agradecemos ao Padre Zé pela orientação desta maternal Eucaristia vivida na capela de S.Lázaro.
sábado, 12 de março de 2011
Catequese nº8: Amar os Pais
Objectivos:
- Descobrir que a família é o lugar primordial da felicidade e da realização pessoal;
- Entender a família como dom de Deus e expressão do Seu amor;
- Comprometer-se na construção da família, com critérios evangélicos, como tarefa de todos.
1º Encontro: Sábado, 12 de Março de 2011 em S. Lázaro (catequistas Ana, A.Augusto, Catarina), Pais e filhos.
Acolhimento: Pais e filhos Cantamos o Cântico, como são Belos os pés.
Experiência Humana (Vivemos): Depois do cântico, assistimos a uma projecção de dois vídeos “Exemplo Pais e Filhos” e “UM Bom Exemplo dos Pais vai Reflectir em toda a família”
Depois de respondermos às questões, analisamos, mais um video “Pais de Adolescentes”.
Depois deste video no seguimento do tema que nos alertava para um conjunto de situações os filhos realizaram uma entrevista, aos pais.
Breve reflexão:
Como acham que podemos melhorar a nossa relação com os pais?
Às vezes muitas das discussões acontecem porque nós falamos sem pensar primeiro no assunto e reagimos inconscientemente, o que leva os nossos pais a zangarem-se e a ficarem magoados connosco, o que os leva a tomar decisões precipitadas, o que causa mau ambiente familiar.
Deveres dos pais: Deveres dos filhos:
-Incentivar -respeitar os pais
-apoiar -obedecer os pais
-ajudar -amar os pais
-respeitar
-educar
Para Finalizar esta catequese terminamos com um video "Relacionamentos entre pais e filhos"
Ficamos de enviar o testemunho de uma adolescente e foi entregue uma folha árvore Genealógica preparada pela Ana, neste ambiente de família, para elaborar durante a Quaresma.
sábado, 5 de março de 2011
Desfile de Carnaval
No Sábado, 5 de Março de 2011 pelas 15:00 horas, o grupo de catequese do 9ª ano, teve uma actividade diferente. Na alegria deste desafio de viver, vivemos a época carnavalesca, participando no desfile de Carnaval da ObraSocial de S.Martinho integrado no movimento JuviGândara.
Disfarçados de profissões catequistas e catequizandos, juntos num evento de dramatização de personagens numa tarde diferente.
A vida é feita de muitos momentos é necessário vive-los em cada época própria. Depois às 18:45 voltamo-nos a encontrar junto à capela de S.Lázaro para participar na Eucaristia.
Disfarçados de profissões catequistas e catequizandos, juntos num evento de dramatização de personagens numa tarde diferente.
A vida é feita de muitos momentos é necessário vive-los em cada época própria. Depois às 18:45 voltamo-nos a encontrar junto à capela de S.Lázaro para participar na Eucaristia.
Subscrever:
Mensagens (Atom)