domingo, 15 de março de 2015

Catequese Extra: Pré-Ensaio para Via Sacra

Objetivos: 

  • Ensaiar Via Sacra

Este encontro serviu para pré ensairmos a via Sacra, que se realiza no dia 21 de março 2015. Ocorreu no palco do salão paroquial distribuirmos as funções pelos catequizandos.

domingo, 8 de março de 2015

Catequese extra: Pais e filhos Vocações



No domingo dia 8 de Março, catequese de carácter especial, onde todos os pais e filhos participantes na catequese estão convidados a estarem presentes e a participar pelas 9:00 horas neste encontro especial.

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Catequese sobre Vocações

 Objectivos: 

  • Conviver com os outros grupos de catequese
  • Falar das vocações

Catequese com todos os grupos - Vocações — em Paroquia de S. Martinho da Gândara.

Primeiro encontro geral da Catequese sobre Vocações.
Este primeiro encontro iniciou-se às 15h30 foi dinamizado por catequistas e catequizandos, entre os quais reinaram os jogos tradicionais, as dinâmicas de grupo, video e testemunhos sobre as vocações depois lanche para recuperar energias e no fim por volta das 18 horas - a Eucaristia.


domingo, 8 de fevereiro de 2015

Catequese nº 6: Bens Aventuranças

Objetivos: 

  • Refletir sobre as Bem Aventuranças
  • Ajudar o jovem a refletir sobre o que é realmente importante para sua felicidade

Encontro: Domingo, 8 de fevereiro de 2015 às 9:15 casa dos Mordomos Igreja São Martinho da Gândara.

Materiais Utilizados e atividades Propostas: videoprojetor, computador,  filme sobre as bem aventuranças, musica "felizes os que amam o senhor"

Acolhimento: Musica "felizes os que amam o senhor"

Experiência Humana (Vivemos/aprofundamos): Perguntar aos catequisandos qual é que acham que é o tema, questões do guião.

Para mim o que é a felicidade? E o que não é a felicidade?
A felicidade depende de mim, das minhas escolhas, das prioridades que estabeleço?
A felicidade depende da sorte, do que aconteça na vida ou do modo como cada um se confronta com o que lhe acontece?
Conhecemos muitas pessoas que tenham dito que são felizes?
Porque é tão difícil ser feliz?
Jesus apresenta-nos também uma forma de sermos felizes, através das bem aventuranças.Mostrar o filme sobre as bem aventuranças:



Bem aventuranças Ideias:
As Bem Aventuranças estão inseridas no Sermão da Montanha, escrita no envangelho de S. Mateus capítulo 5, 6, 7.
Neste sermão, Jesus mostra-nos várias propostas de atingir a felicidade e do verdadeiro sentido da vida.
As bem aventuranças são opostas aos projectos humanos e sociais deste mundo. 
As bem aventuranças são o projecto de Deus transformado num programa de vida concreto.

Se repararem nas bem aventuranças existem duas parte. A primeira parte Jesus diz "Felizes os..." fala do outro, mas depois na segunda parte no fim ele diz "Felizes vós...". Se lerem mais um bocado do sermão da montanha Ele diz logo às bem aventuranças "Vós sois a luz do mundo, vós sois o sal da terra". Jesus provoca-nos, diz para nós mudar-mos de vida, mostrando várias formas de o fazer, não adianta ouvir só que os outros são felizes, temos que lutar também.

domingo, 25 de janeiro de 2015

Catequese extra: Visita castelo Santa Maria da Feira

  Visita castelo Santa Maria da Feira


No dia 25 de Janeiro de 2015 visitamos o Castelo de Santa Maria Feira com as presenças abaixo assinaladas: 
Saímos do largo da igreja de São Martinho da Gândara, por volta das 9.30 horas, pelo caminho encontramos uma corrida de BTT, depois fomos simpaticamente recebidos pelos vigilantes do Castelo. Logo no acolhimento fizemos na capela do Castelo a oração da manhã, depois fomos para o interior do castelo ver um filme alusivo às fases de construção do castelo. Depois foi dar largo a imaginação e percorrer os caminhos dos cavaleiros e arqueiros, como verdadeiros exploradores lá íamos descobrindo cada recanto do castelo...como podem ver pelas fotos.
No final fomos comer uma saborosa fogaça. 
As presenças
Rafael=?
Sara=?
Jessica=?
Fabiana/Luciana=5
Rodrigo=1
Catarina=4
Rita=1
Paula=1
A.Augusto=1
Sara Lopes=1


domingo, 11 de janeiro de 2015

Catequese nº 4 : Ser Pessoa Crente

Objetivos:

  • Constatar as dificuldades em vivermos a fé nos nossos dias; 
  • Apresentar Jesus como modelo de pessoa crente; 
  • Conhecer as exigências que se colocam à vivência da fé;
  • Optar pelos valores do Evangelho.

Ser e/ou Ter

Encontro: Domingo, 11 de janeiro de 2015 às 9:15 casa dos Mordomos Igreja São Martinho da Gândara 

Materiais Utilizados e Atividades Propostas: videoprojetor, computador, filme "Não Basta ser crente" e  "O que é ser cristão?"

Acolhimento:

Experiência Humana (Vivemos/aprofundamento): Vimos as diferenças entre ser pessoa crente e ter fé e passamos video "não basta ser crente"

Fizemos as mesmas perguntas aos catequizandos (O que vez no Cristão? O que vez em Jesus? O que é para ti a Igreja?...), de modo a enriquecer o tema com opiniões particulares e promover a discussão e o debate que foi o que aconteceu.